Atualidade nos Media

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: CS100007
Sigla: AM
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Orlando César Antunes Gonçalves
Corpo docente: Orlando César Antunes Gonçalves

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Proporcionar os conhecimentos que habilitem os estudantes a compreender, analisar, sintetizar e avaliar os
dados novos que irrompem na sociedade.
Proporcionar as aptidões que permitam uma compreensão reflexiva do que é uma boa informação, a
capacidade de distinguir entre informações pertinentes e não pertinentes, de avaliar as provas, de questionar e
de comparar perspetivas.
Proporcionar a aquisição de competências de investigação, de observação, de capacidade de escrita e de
utilização das técnicas do jornalismo.

Programa

1 .5. Conteúdos programáticos:
Os conteúdos programáticos inscrevem­se em quatro abordagens: (1) O juízo sobre a atualidade: as
caraterísticas do jornalismo; o acontecimento e o relato; (2) Os métodos de pesquisa e de recolha de
informação: a observação, o inquérito, a entrevista, as fontes (documentais e humanas); (3) A seleção e
hierarquização das mensagens, os critérios de noticiabilidade, o agendamento; (4) A linguagem jornalística,
níveis de leitura, as unidades da escrita, o ângulo e os planos jornalísticos.


Métodos de Ensino

Aulas teórico­práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo.
Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho
de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as)
estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução
de problemas.
Avaliação diagnóstica inicial e dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre. A avaliação
sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência. A
classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída aos trabalhos
e à estruturação discursiva e correcção linguística.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Alsina, Miguel Rodrigo (2005), La Construcción de la Noticia, Barcelona, Paidós.
Cascais, Fernando (2001), Dicionário de Jornalismo – As palavras dos media, Lisboa, Editorial Verbo.
Correia, Fernando (1997), Os Jornalistas e as Notícias, Lisboa, Editorial Caminho.
Fontcuberta, Mar de (2010), A Notícia – Pistas para Compreender o Mundo, Lisboa, Casa das Letras.
Gomis, Lorenzo (2001), Teoría del Periodismo – Cómo se Forma el Presente, Barcelona, Paidós Ibérica.
Kovach, Bill e Tom Rosenstiel (2004), Os Elementos do Jornalismo – O que os profissionais do jornalismo
devem saber e o público deve exigir, Porto, Porto Editora.
Ricardo, Daniel (2003), Ainda bem que me pergunta: Manual de escrita jornalística, Lisboa, Editorial Notícias.
Wolf, Mauro (2006, 9ª ed.), Teorias da Comunicação, Queluz de Baixo, Editorial Presença.
Zelizer, Barbie (2004), Taking Journalism Seriously – News and the Academy, Thousand Oaks, Sage
Publications.

Página gerada em: 2024-04-30 às 02:28:21